quarta-feira, 14 de abril de 2010

Corrida para iniciantes: Treino Intervalado

Desculpas pela demora do post, mas estava resolvendo coisinhas rsrs



Eu tinha programado um post sobre corridas para iniciantes, por causa dos “10km TriFM”, essa prova tão tradicional que reúne cerca de 15 mil atletas profissionais e amadores todos os anos pelas ruas de Santos e que já é bem mais que esporte, é realmente um evento social que une as pessoas.


Mas vou dar um exemplo de treino de corrida, independente de quem vai ou não participar da prova. Vale lembrar que antes de começar qualquer atividade física, é necessário fazer uma avaliação, então consulte seu médico. E para aqueles que têm problemas de articulações (joelho, tornozelo ou coluna), tenham um cuidado maior evitando atividades de impacto e perguntem ao seu médico quais as melhores atividades pra você.


Para a galera que quer começar a correr, segue um treino intervalado (ou popularmente, “intercalado”) de trote com caminhada.


E os que já praticam alguma atividade aeróbica e querem começar a correr, o ideal é iniciar na academia, pois na esteira fica mais fácil de controlar a velocidade e sempre há um professor por perto para poder supervisionar.


Na rua, o controle da velocidade fica um pouco mais difícil, as condições do solo às vezes dificultam e o vento contra também pode acabar não facilitando o início do seu treino.


Os benefícios da corrida são os mesmos de qualquer atividade física, entre eles, a melhora da autoestima, perda de peso, tonificação dos músculos das pernas e ajuda no sistema cardiorrespiratório. É importante sempre usar um tênis adequado para corrida e roupa leves.


Vamos ao treino!


- 4 primeiras semanas (1º mês): Faça de 2 a 3 vezes por semana, de 35 a 40 minutos. Nos primeiros 10 minutos, faça uma caminhada (se for na esteira, controle a velocidade entre 5.8 a 6.3 km) e em seguida intercale com trotes. Ex. 3 minutos de caminhada (Velocidade 6.5 km), 2 minutos de trote (velocidade 7.0 a 8.0 km). E mais 5 minutos de caminhada para voltar à calma.


- No 2º mês, mude a velocidade nos trotes, diminua o tempo das caminhadas e aumente o tempo do seu treino. Mas isto, somente se você estiver sentindo que já consegue aumentar o tempo e velocidade. Caso contrário, continue no mesmo treino até perceber que seu condicionamento está melhorando a ponto de poder aumentar a intensidade.


Ao longo dos outros meses, você pode intervalar trotes e corridas com uma baixa velocidade, tudo no seu tempo.


Não tenha pressa. Assim você evita acidentes e mantém seu treino eficiente. Ok?


Bom galera, desculpem mesmo pela demora do novo post. E um beijão!


Lançamento Tumiaru

Olá Galera sábado dia 17/04/2010 a partir das 09 hrs terá o lançamento dos Bodys no Tumiaru onde dou aula, estou convidando vocês a  participarem das aulas


Os meus horários são: 10:30 RPM e as  11:40 Power Jump!
Espero vocês por lá !

Um Grande Beijo Profª Heluza