terça-feira, 27 de abril de 2010

Anvisa libera uso de suplementos de creatina e de cafeína para atletas

Estou colocando uma reportagem que saiu hoje no site da globo.
Achei interessantes sendo que a galera sempre está procurando tomar esses tipos de suplemento.
Leiam e tirem suas duvidas,

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/anvisa-libera-uso-de-suplementos-de-creatina-e-de-cafeina-para-atletas.html

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Corrida para iniciantes: Treino Intervalado

Desculpas pela demora do post, mas estava resolvendo coisinhas rsrs



Eu tinha programado um post sobre corridas para iniciantes, por causa dos “10km TriFM”, essa prova tão tradicional que reúne cerca de 15 mil atletas profissionais e amadores todos os anos pelas ruas de Santos e que já é bem mais que esporte, é realmente um evento social que une as pessoas.


Mas vou dar um exemplo de treino de corrida, independente de quem vai ou não participar da prova. Vale lembrar que antes de começar qualquer atividade física, é necessário fazer uma avaliação, então consulte seu médico. E para aqueles que têm problemas de articulações (joelho, tornozelo ou coluna), tenham um cuidado maior evitando atividades de impacto e perguntem ao seu médico quais as melhores atividades pra você.


Para a galera que quer começar a correr, segue um treino intervalado (ou popularmente, “intercalado”) de trote com caminhada.


E os que já praticam alguma atividade aeróbica e querem começar a correr, o ideal é iniciar na academia, pois na esteira fica mais fácil de controlar a velocidade e sempre há um professor por perto para poder supervisionar.


Na rua, o controle da velocidade fica um pouco mais difícil, as condições do solo às vezes dificultam e o vento contra também pode acabar não facilitando o início do seu treino.


Os benefícios da corrida são os mesmos de qualquer atividade física, entre eles, a melhora da autoestima, perda de peso, tonificação dos músculos das pernas e ajuda no sistema cardiorrespiratório. É importante sempre usar um tênis adequado para corrida e roupa leves.


Vamos ao treino!


- 4 primeiras semanas (1º mês): Faça de 2 a 3 vezes por semana, de 35 a 40 minutos. Nos primeiros 10 minutos, faça uma caminhada (se for na esteira, controle a velocidade entre 5.8 a 6.3 km) e em seguida intercale com trotes. Ex. 3 minutos de caminhada (Velocidade 6.5 km), 2 minutos de trote (velocidade 7.0 a 8.0 km). E mais 5 minutos de caminhada para voltar à calma.


- No 2º mês, mude a velocidade nos trotes, diminua o tempo das caminhadas e aumente o tempo do seu treino. Mas isto, somente se você estiver sentindo que já consegue aumentar o tempo e velocidade. Caso contrário, continue no mesmo treino até perceber que seu condicionamento está melhorando a ponto de poder aumentar a intensidade.


Ao longo dos outros meses, você pode intervalar trotes e corridas com uma baixa velocidade, tudo no seu tempo.


Não tenha pressa. Assim você evita acidentes e mantém seu treino eficiente. Ok?


Bom galera, desculpem mesmo pela demora do novo post. E um beijão!


Lançamento Tumiaru

Olá Galera sábado dia 17/04/2010 a partir das 09 hrs terá o lançamento dos Bodys no Tumiaru onde dou aula, estou convidando vocês a  participarem das aulas


Os meus horários são: 10:30 RPM e as  11:40 Power Jump!
Espero vocês por lá !

Um Grande Beijo Profª Heluza

segunda-feira, 22 de março de 2010

Atividade Física na Gestação:

Ouço sempre a pergunta de algumas alunas sobre qual a melhor atividade (exercícios ou modalidades) para se fazer na gravidez. E eu sempre respondo com outra pergunta: “o que seu médico disse?”, ou “quais recomendações ele passou?”


Afinal, não podemos prescrever ou recomendar nenhum tipo de treino sem uma autorização médica no caso de uma gestante sem saber se está tudo bem com ela e com o bebê. Sempre há algumas exceções e devemos lembrar que o mesmo não serve para todas.


A prática de exercícios pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães. Dores nas costas e a formação de varizes podem ser diminuídas com alguma atividade. E os exercícios também ajudam em uma melhor circulação sanguínea, prevenindo o inchaço e as cãibras nas pernas.


Um estudo de 1989, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida. (www.colaweb.com)


Citei alguns benefícios para a maioria das mulheres, mas devemos levar em consideração algumas medidas e avaliações como a idade, estatura, grau de nutrição, se é portadora de alguma patologia, tipo de exercício, intensidade e duração da atividade, ambiente onde é praticado, se em altitudes elevadas, calor, frio, pois sabe-se que o exercício induz a profundos efeitos fisiológicos na gestante - muitos dos quais aumentam a oxigenação fetal, mas outros podem diminuí-la.


E em se tratando de gravidez, fazemos tudo personalizado. Se a futura mamãe não for sedentária, podemos seguir como base o que ela praticava com algumas restrições, modificando a duração e os dias da semana. Por exemplo, se você, gestante, fazia atividades de 5 a 6 dias por semana, passe a fazer de 2 a 3 dias por semana. E para uma mulher que não praticava nenhuma atividade e agora veio a fazer, as restrições serão as mesmas: exercícios de baixa intensidade e sempre com a recomendação médica.
Algumas atividades seguras para as gestantes:


- Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outros;


- Musculação ou ginástica localizada;


- Alongamentos;


- Ioga;



- Pilates.


Não se deve fazer nenhuma atividade que tenha impacto, de intensidade muito alta ou de longa duração. Deve-se fazer em média de 30 minutos a 1 hora.


Futuras mamães, as dicas já foram dadas! Façam um bom treino, mas antes, consulte seu médico.




____________________________
Agradecimento a Carolina Ferreira uma Grande Amiga!


____________________________
Contato:
Heluza Queiroz
CREF.054476-G/SP
Tel.: (13)34683614 ou Cel.: (13)97222933

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dê valor ao profissional de Educação Física.

Bom hoje eu acordei e já quando fui deitar pra dormir esse pensamento não saiu da minha cabeça : Porque a área da Educação Físca é tão desvalorizada ? Por que os próprios profissionais se desvalorizam ?
A minha revolta (ainda bem que não é só minha) começa por profissionais que não são da área estarem na nossa , mas se ninguém começa por onde, não adianta nada.
Como no meu post anterior falei da Ginástica Laboral, vou começar falando dessa área. Como tem FISIOTERAPEUTA dando aula de Ginástica Laboral, sendo que essas aulas são exclusivamente da nossa área, permitido só para  quem tem o CREF ( Conselho Regional de Educação Físca ), isso é lei, e cade os professores de Educação Física? Escuto sempre essa frase: Está faltando professor de E.F. .Faltando ?? Eu diria ta faltando uma boa renumeração isso sim .
Os valores de um bom sálario agora não são o que eu quero dizer. To querendo falar dos nossos valores como profissionais, 4 anos de faculdade, curso de extensão, de pós- graduação são feitos para estarmos adaptados a deteminadas aulas, e finalmente algumas empresas contratam profissionais que nem são qualificados pra certar áreas .
Como diz meu pai : De médico e professor todo mundo tem um pouco; e por isso que escuto sempre bobagem, escuto coisas até do tipo Atividade Física não adianta nada é só mito!
Temos uma profissão que abre o leque para nós, temos da Educação Física Escolar até a Recreação, do Técnico ao Treinador, do Personal Trainer ao Instrutor de Musculação, Ministramos aulas Aquáticas e Terretres.
Desculpem Fisioteraupetas mas o lugar de voçês não é no nosso, podemos nos ajudar, mas nos desvalorizar, JAMAIS!
A Função do Fisioterapeuta  é, portanto, a de ajudar pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais, ou seja, reabilitar o mais próximo possível de suas atividades de vida diária (e outras coisas a mais, mas coloquei aqui um resumo).Não é dando aula de Pilates , Jump, e Ginástica Laboral.
Espero que ninguém se ofenda, to defendendo a minha profissão, a minha paixão que é o meu trabalho.
E colocando segurança na nossa área também. Vocês já viram algum professor no lugar do médico? Ou Dentista no Lugar de um médico Clínico ?
Então Professores de E.F. Vamos nos valorizar.


Um Grande Beijos aos meus alunos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ginástica Laboral e seus Benefícios.

Quem não ouvir falar em ginástica laboral? A ginástica laboral veio para ser usada em grandes empresas (e pequenas também) para evitar o famoso " LER" (lesão por esforço repetitivo), mas também para trabalhar o lado social dos colegas de trabalho e até mesmo uma recreação para distração de todos no horário de trabalho.
Eu estou trabalhando nessa área há 8 meses e digo que os resultados são realmente positivos. Lembro como se fosse ontem as caras das minhas alunas esperando ansiosas para tal ginástica laboral e lembro também de algumas delas relutando e dizendo para que isso ? E depois ouvi delas mesmo os depoimentos dos resultados
e e minha cara de felicidade não podia faltar (rsrsrs).
Segue abaixo a pesquisa sobre os Benefícios:


Ginástica Laboral - Principais Benefícios
Fisiológicos:
- Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico;

-Promove o combate e prevenção das doenças profissionais ;

-Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;

- Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência,promovendo uma maior mobilidade e melhor postura ;- Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;

- Redução da sensação de fadiga no final da jornada;
 

- Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador ;

 -Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano;

- Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas.

Psicológicos:

-Motivação por novas rotinas ;
- Melhora do equilíbrio biopsicológico;
- Melhora da auto-estima e da auto-imagem ;
- Desenvolvimento da consciência corporal;
- Combate as tensões emocionais;
-Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas .

Sociais:
-Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
-Melhoria das relações interpessoais.

Empresarias:
 -Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal;
-Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões;
-Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;
-Maior produtividade;




Fonte: http://www.confef.org.br/
--------------------------------------------------------------------------
Heluza Queiroz de Oliveira
CREF: 054476-G/SP
Telefones para contato: (13) 97222933 ou (13) 34683614




terça-feira, 16 de março de 2010

A Hipertensão Arterial Relacionada ao Exercício Físico

Bom vou começar falando no meu blog sobre Hipertenção Arterial ao Exercício Físico, alguns alunos sempre pegurtam e eu andei pesquisando e achei um pequeno texto bem resumido falando sobre isso. Espero que ajude a galera que me pediu e segue a pesquisa:

INTRODUÇÃO



Com o aumento da população com idade acima de 60 anos, graças ao maior tempo de expectativa de vida, a Hipertensão Arterial se tornou a doença crônico-degenerativa mais comum. Nos adultos, estudos indicam que 15% dos adultos são portadores de Hipertensão Arterial. Estima-se que, no Brasil, exista um hipertenso para cada três pessoas com idade acima de 40 anos, sendo que 40% não tem conhecimento de sua doença.


Sem dúvida, a hipertensão é o principal motivo (40%), para que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte, nos indivíduos acima de 40 anos, no Brasil.


Neste trabalho, irei abordar algumas das principais características desta doença, seus problemas, e soluções para sua prevenção e como o exercício físico pode ser muito para evita-la.


A HIPERTENSÃO ARTERIAL


O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.


A hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico especifico.


A termo de comparação, pode imaginar um esguicho de molhar jardins, como uma artéria e ao se apertar o mesmo, a água sai com maior força, isso seria a Hipertensão Arterial. Esse aumento da pressão pode danificar os órgãos e tecidos do organismo, além de fazer com que o sangue não possa executar suas funções (levar oxigênio e outros nutrientes e retirar o "lixo", que precisa ser eliminado), como deveria. E ainda, pode romper as artérias mais frágeis, causando hemorragias. Quando isso ocorre nas artérias do cérebro acontece o que se chama Acidente Vascular Cerebral - AVC - hemorrágico (o popular derrame cerebral).


Usando a mesma comparação anterior, pode-se entender que a "pressão alta" pode acontecer por dois motivos: o aumento da pressão da água da torneira (que seria o coração) e diminuição do calibre do esguicho. Esta segunda forma, mais comum, é o aumento da resistência periférica, que faz da Hipertensão Arterial, muito mais uma doença circulatória do que "cardíaca".


Em cerca de 95% dos casos, não é identificada a causa do aumento da pressão arterial e ela é chamada Hipertensão Arterial Essencial. Os outros 5% se dividem em aumento da pressão causado por doenças do coração, dos rins e das glandulas endócrinas (tireóide, supra-renal, hipófise, etc.). Pressão Arterial Sistólica (PAS) ou máxima é a pressão com que o sangue sai do coração, e Pressão Arterial Diastólica (PAD) ou mínima é a pressão com que o sangue chega aos vasos sanguíneos da periferia do corpo humano.


É preciso deixar bem claro que para uma pessoa ser considerada portadora de Hipertensão Arterial, é preciso que os níveis de pressão permaneçam alterados por um determinado tempo, portanto uma medida com os níveis alterados não são suficientes, salvo raras exceções, para se dizer que a pessoa é doente. Isso se deve ao fato que, o exercício, as emoções e até mesmo a dor, entre outras coisas, podem causar uma elevação temporária da pressão, sem causar dano significativo ao organismo.


Entre os fatores que podem influenciar no surgimento e desenvolvimento da Hipertensão Arterial, podemos citar: o hábito de fumar, o "stress", o uso de bebidas com elevado teor alcoólico, a obesidade , uma vida sedentária e, o mais importante, o uso excessivo de sal na alimentação. Essa influência vai a tal ponto que, às vezes, apenas o controle desses fatores são suficientes para o controle da pressão, sem necessidade de nenhuma outra medicação.


O QUE PODE SER FEITO


Pelo que foi dito anteriormente, já é possível se ter uma idéia de medidas simples, porém eficientes, que se pode ter para o controle da Hipertensão Arterial. Em primeiro lugar, o hábito de se "medir a pressão", deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Claro que se deve procurar locais onde existam pessoas capacitadas para fazer essa medida, para que os valores obtidos sejam de confiança. O bom senso é o melhor conselheiro na questão do uso de cigarros e bebidas alcoólicas, sendo que cada um deve saber o limite entre o costume e o prejuízo que pode ser causado por cada um deles. Na questão das bebidas alcoólicas, por exemplo, as cervejas possuem entre 4 e 6% de teor alcoólico, os vinhos, entre 7 e 20%, as aguardentes e o whisky, 40 e 55%, a vodca, perto de 70%. Então cada uma dessas bebidas deve ser tratada de forma diferente.


A obesidade deve ser encarada como um desafio a vencer, se a Hipertensão Arterial em si, já é um problema, imagine quando ela é "ajudada" por outras doenças ou situações. Como por exemplo o diabetes, já que ambos causam danos para a circulação, rins, coração e cérebro. Outros fatores agravantes da Hipertensão Arterial são: o excesso de colesterol e triglicérides no sangue, doenças cardíacas e doenças renais.


Os exercícios também são importantes no controle dos níveis de glicemia desde que regulares e progressivos. A atividade física aumenta o gasto de energia e eleva a sensibilidade dos tecidos a insulina, aumentando a utilização periférica da glicose, o que leva o indivíduo a utilizar menos insulina, e permite uma ingestão maior de alimentos. O impacto de um exercício não programado pode causar hipoglicemia. Frente a isso, um lanche prévio ou diminuição da dose de insulina (sempre com a orientação de seu médico) pode ser necessário.


É importante se exercitar com regularidade, para prevenir doenças cardiovasculares como a hipertensão. Além de prover outros fatores importantes para a nossa saúde, como:


• Diminui o nível de açúcar no sangue;


• Ajuda a diminuir e manter o peso adequado;


• Ajuda a manter os ossos fortes e o coração saudável;


• Ajuda a diminuir o stress e ter mais energia.


BIBLIOGRAFIA


Protocolo de hipertensão arterial, Comissão de Adultos - Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, 1997


Consenso Nacional sobre Hipertensão Arterial - Ministério da Saúde, 1994


Conteúdo baseado em textos retirados da World Wide Web por http -www.inform.umd.edu/PBIO/Medicinals/medicinals.html e http://members.aol.com/hpleite/pressao.htm