Bom hoje eu acordei e já quando fui deitar pra dormir esse pensamento não saiu da minha cabeça : Porque a área da Educação Físca é tão desvalorizada ? Por que os próprios profissionais se desvalorizam ?
A minha revolta (ainda bem que não é só minha) começa por profissionais que não são da área estarem na nossa , mas se ninguém começa por onde, não adianta nada.
Como no meu post anterior falei da Ginástica Laboral, vou começar falando dessa área. Como tem FISIOTERAPEUTA dando aula de Ginástica Laboral, sendo que essas aulas são exclusivamente da nossa área, permitido só para quem tem o CREF ( Conselho Regional de Educação Físca ), isso é lei, e cade os professores de Educação Física? Escuto sempre essa frase: Está faltando professor de E.F. .Faltando ?? Eu diria ta faltando uma boa renumeração isso sim .
Os valores de um bom sálario agora não são o que eu quero dizer. To querendo falar dos nossos valores como profissionais, 4 anos de faculdade, curso de extensão, de pós- graduação são feitos para estarmos adaptados a deteminadas aulas, e finalmente algumas empresas contratam profissionais que nem são qualificados pra certar áreas .
Como diz meu pai : De médico e professor todo mundo tem um pouco; e por isso que escuto sempre bobagem, escuto coisas até do tipo Atividade Física não adianta nada é só mito!
Temos uma profissão que abre o leque para nós, temos da Educação Física Escolar até a Recreação, do Técnico ao Treinador, do Personal Trainer ao Instrutor de Musculação, Ministramos aulas Aquáticas e Terretres.
Desculpem Fisioteraupetas mas o lugar de voçês não é no nosso, podemos nos ajudar, mas nos desvalorizar, JAMAIS!
A Função do Fisioterapeuta é, portanto, a de ajudar pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais, ou seja, reabilitar o mais próximo possível de suas atividades de vida diária (e outras coisas a mais, mas coloquei aqui um resumo).Não é dando aula de Pilates , Jump, e Ginástica Laboral.
Espero que ninguém se ofenda, to defendendo a minha profissão, a minha paixão que é o meu trabalho.
E colocando segurança na nossa área também. Vocês já viram algum professor no lugar do médico? Ou Dentista no Lugar de um médico Clínico ?
Então Professores de E.F. Vamos nos valorizar.
Um Grande Beijos aos meus alunos.
sexta-feira, 19 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
Ginástica Laboral e seus Benefícios.
Quem não ouvir falar em ginástica laboral? A ginástica laboral veio para ser usada em grandes empresas (e pequenas também) para evitar o famoso " LER" (lesão por esforço repetitivo), mas também para trabalhar o lado social dos colegas de trabalho e até mesmo uma recreação para distração de todos no horário de trabalho.
Eu estou trabalhando nessa área há 8 meses e digo que os resultados são realmente positivos. Lembro como se fosse ontem as caras das minhas alunas esperando ansiosas para tal ginástica laboral e lembro também de algumas delas relutando e dizendo para que isso ? E depois ouvi delas mesmo os depoimentos dos resultados
e e minha cara de felicidade não podia faltar (rsrsrs).
Segue abaixo a pesquisa sobre os Benefícios:
Ginástica Laboral - Principais Benefícios
Fisiológicos:
- Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico;
-Promove o combate e prevenção das doenças profissionais ;
-Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;
- Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência,promovendo uma maior mobilidade e melhor postura ;- Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
- Redução da sensação de fadiga no final da jornada;
- Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador ;
-Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano;
- Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas.
Psicológicos:
-Motivação por novas rotinas ;
- Melhora do equilíbrio biopsicológico;
- Melhora da auto-estima e da auto-imagem ;
- Desenvolvimento da consciência corporal;
- Combate as tensões emocionais;
-Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas .
Sociais:
-Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
-Melhoria das relações interpessoais.
Empresarias:
-Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal;
-Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões;
-Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;
-Maior produtividade;
Fonte: http://www.confef.org.br/
--------------------------------------------------------------------------
Heluza Queiroz de Oliveira
CREF: 054476-G/SP
Telefones para contato: (13) 97222933 ou (13) 34683614
Eu estou trabalhando nessa área há 8 meses e digo que os resultados são realmente positivos. Lembro como se fosse ontem as caras das minhas alunas esperando ansiosas para tal ginástica laboral e lembro também de algumas delas relutando e dizendo para que isso ? E depois ouvi delas mesmo os depoimentos dos resultados
e e minha cara de felicidade não podia faltar (rsrsrs).
Segue abaixo a pesquisa sobre os Benefícios:
Ginástica Laboral - Principais Benefícios
Fisiológicos:
- Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico;
-Promove o combate e prevenção das doenças profissionais ;
-Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;
- Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência,promovendo uma maior mobilidade e melhor postura ;- Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
- Redução da sensação de fadiga no final da jornada;
- Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador ;
-Propicia através da realização dos exercícios características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano;
- Bem como os principais benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético, entre outros bem documentados nas evidências científicas.
Psicológicos:
-Motivação por novas rotinas ;
- Melhora do equilíbrio biopsicológico;
- Melhora da auto-estima e da auto-imagem ;
- Desenvolvimento da consciência corporal;
- Combate as tensões emocionais;
-Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas .
Sociais:
-Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
-Melhoria das relações interpessoais.
Empresarias:
-Redução dos gasto com afastamento e substituição de pessoal;
-Diminuição de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões;
-Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;
-Maior produtividade;
Fonte: http://www.confef.org.br/
--------------------------------------------------------------------------
Heluza Queiroz de Oliveira
CREF: 054476-G/SP
Telefones para contato: (13) 97222933 ou (13) 34683614
terça-feira, 16 de março de 2010
A Hipertensão Arterial Relacionada ao Exercício Físico
Bom vou começar falando no meu blog sobre Hipertenção Arterial ao Exercício Físico, alguns alunos sempre pegurtam e eu andei pesquisando e achei um pequeno texto bem resumido falando sobre isso. Espero que ajude a galera que me pediu e segue a pesquisa:
INTRODUÇÃO
Com o aumento da população com idade acima de 60 anos, graças ao maior tempo de expectativa de vida, a Hipertensão Arterial se tornou a doença crônico-degenerativa mais comum. Nos adultos, estudos indicam que 15% dos adultos são portadores de Hipertensão Arterial. Estima-se que, no Brasil, exista um hipertenso para cada três pessoas com idade acima de 40 anos, sendo que 40% não tem conhecimento de sua doença.
Sem dúvida, a hipertensão é o principal motivo (40%), para que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte, nos indivíduos acima de 40 anos, no Brasil.
Neste trabalho, irei abordar algumas das principais características desta doença, seus problemas, e soluções para sua prevenção e como o exercício físico pode ser muito para evita-la.
A HIPERTENSÃO ARTERIAL
O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.
A hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico especifico.
A termo de comparação, pode imaginar um esguicho de molhar jardins, como uma artéria e ao se apertar o mesmo, a água sai com maior força, isso seria a Hipertensão Arterial. Esse aumento da pressão pode danificar os órgãos e tecidos do organismo, além de fazer com que o sangue não possa executar suas funções (levar oxigênio e outros nutrientes e retirar o "lixo", que precisa ser eliminado), como deveria. E ainda, pode romper as artérias mais frágeis, causando hemorragias. Quando isso ocorre nas artérias do cérebro acontece o que se chama Acidente Vascular Cerebral - AVC - hemorrágico (o popular derrame cerebral).
Usando a mesma comparação anterior, pode-se entender que a "pressão alta" pode acontecer por dois motivos: o aumento da pressão da água da torneira (que seria o coração) e diminuição do calibre do esguicho. Esta segunda forma, mais comum, é o aumento da resistência periférica, que faz da Hipertensão Arterial, muito mais uma doença circulatória do que "cardíaca".
Em cerca de 95% dos casos, não é identificada a causa do aumento da pressão arterial e ela é chamada Hipertensão Arterial Essencial. Os outros 5% se dividem em aumento da pressão causado por doenças do coração, dos rins e das glandulas endócrinas (tireóide, supra-renal, hipófise, etc.). Pressão Arterial Sistólica (PAS) ou máxima é a pressão com que o sangue sai do coração, e Pressão Arterial Diastólica (PAD) ou mínima é a pressão com que o sangue chega aos vasos sanguíneos da periferia do corpo humano.
É preciso deixar bem claro que para uma pessoa ser considerada portadora de Hipertensão Arterial, é preciso que os níveis de pressão permaneçam alterados por um determinado tempo, portanto uma medida com os níveis alterados não são suficientes, salvo raras exceções, para se dizer que a pessoa é doente. Isso se deve ao fato que, o exercício, as emoções e até mesmo a dor, entre outras coisas, podem causar uma elevação temporária da pressão, sem causar dano significativo ao organismo.
Entre os fatores que podem influenciar no surgimento e desenvolvimento da Hipertensão Arterial, podemos citar: o hábito de fumar, o "stress", o uso de bebidas com elevado teor alcoólico, a obesidade , uma vida sedentária e, o mais importante, o uso excessivo de sal na alimentação. Essa influência vai a tal ponto que, às vezes, apenas o controle desses fatores são suficientes para o controle da pressão, sem necessidade de nenhuma outra medicação.
O QUE PODE SER FEITO
Pelo que foi dito anteriormente, já é possível se ter uma idéia de medidas simples, porém eficientes, que se pode ter para o controle da Hipertensão Arterial. Em primeiro lugar, o hábito de se "medir a pressão", deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Claro que se deve procurar locais onde existam pessoas capacitadas para fazer essa medida, para que os valores obtidos sejam de confiança. O bom senso é o melhor conselheiro na questão do uso de cigarros e bebidas alcoólicas, sendo que cada um deve saber o limite entre o costume e o prejuízo que pode ser causado por cada um deles. Na questão das bebidas alcoólicas, por exemplo, as cervejas possuem entre 4 e 6% de teor alcoólico, os vinhos, entre 7 e 20%, as aguardentes e o whisky, 40 e 55%, a vodca, perto de 70%. Então cada uma dessas bebidas deve ser tratada de forma diferente.
A obesidade deve ser encarada como um desafio a vencer, se a Hipertensão Arterial em si, já é um problema, imagine quando ela é "ajudada" por outras doenças ou situações. Como por exemplo o diabetes, já que ambos causam danos para a circulação, rins, coração e cérebro. Outros fatores agravantes da Hipertensão Arterial são: o excesso de colesterol e triglicérides no sangue, doenças cardíacas e doenças renais.
Os exercícios também são importantes no controle dos níveis de glicemia desde que regulares e progressivos. A atividade física aumenta o gasto de energia e eleva a sensibilidade dos tecidos a insulina, aumentando a utilização periférica da glicose, o que leva o indivíduo a utilizar menos insulina, e permite uma ingestão maior de alimentos. O impacto de um exercício não programado pode causar hipoglicemia. Frente a isso, um lanche prévio ou diminuição da dose de insulina (sempre com a orientação de seu médico) pode ser necessário.
É importante se exercitar com regularidade, para prevenir doenças cardiovasculares como a hipertensão. Além de prover outros fatores importantes para a nossa saúde, como:
• Diminui o nível de açúcar no sangue;
• Ajuda a diminuir e manter o peso adequado;
• Ajuda a manter os ossos fortes e o coração saudável;
• Ajuda a diminuir o stress e ter mais energia.
BIBLIOGRAFIA
Protocolo de hipertensão arterial, Comissão de Adultos - Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, 1997
Consenso Nacional sobre Hipertensão Arterial - Ministério da Saúde, 1994
Conteúdo baseado em textos retirados da World Wide Web por http -www.inform.umd.edu/PBIO/Medicinals/medicinals.html e http://members.aol.com/hpleite/pressao.htm
INTRODUÇÃO
Com o aumento da população com idade acima de 60 anos, graças ao maior tempo de expectativa de vida, a Hipertensão Arterial se tornou a doença crônico-degenerativa mais comum. Nos adultos, estudos indicam que 15% dos adultos são portadores de Hipertensão Arterial. Estima-se que, no Brasil, exista um hipertenso para cada três pessoas com idade acima de 40 anos, sendo que 40% não tem conhecimento de sua doença.
Sem dúvida, a hipertensão é o principal motivo (40%), para que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte, nos indivíduos acima de 40 anos, no Brasil.
Neste trabalho, irei abordar algumas das principais características desta doença, seus problemas, e soluções para sua prevenção e como o exercício físico pode ser muito para evita-la.
A HIPERTENSÃO ARTERIAL
O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.
A hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico especifico.
A termo de comparação, pode imaginar um esguicho de molhar jardins, como uma artéria e ao se apertar o mesmo, a água sai com maior força, isso seria a Hipertensão Arterial. Esse aumento da pressão pode danificar os órgãos e tecidos do organismo, além de fazer com que o sangue não possa executar suas funções (levar oxigênio e outros nutrientes e retirar o "lixo", que precisa ser eliminado), como deveria. E ainda, pode romper as artérias mais frágeis, causando hemorragias. Quando isso ocorre nas artérias do cérebro acontece o que se chama Acidente Vascular Cerebral - AVC - hemorrágico (o popular derrame cerebral).
Usando a mesma comparação anterior, pode-se entender que a "pressão alta" pode acontecer por dois motivos: o aumento da pressão da água da torneira (que seria o coração) e diminuição do calibre do esguicho. Esta segunda forma, mais comum, é o aumento da resistência periférica, que faz da Hipertensão Arterial, muito mais uma doença circulatória do que "cardíaca".
Em cerca de 95% dos casos, não é identificada a causa do aumento da pressão arterial e ela é chamada Hipertensão Arterial Essencial. Os outros 5% se dividem em aumento da pressão causado por doenças do coração, dos rins e das glandulas endócrinas (tireóide, supra-renal, hipófise, etc.). Pressão Arterial Sistólica (PAS) ou máxima é a pressão com que o sangue sai do coração, e Pressão Arterial Diastólica (PAD) ou mínima é a pressão com que o sangue chega aos vasos sanguíneos da periferia do corpo humano.
É preciso deixar bem claro que para uma pessoa ser considerada portadora de Hipertensão Arterial, é preciso que os níveis de pressão permaneçam alterados por um determinado tempo, portanto uma medida com os níveis alterados não são suficientes, salvo raras exceções, para se dizer que a pessoa é doente. Isso se deve ao fato que, o exercício, as emoções e até mesmo a dor, entre outras coisas, podem causar uma elevação temporária da pressão, sem causar dano significativo ao organismo.
Entre os fatores que podem influenciar no surgimento e desenvolvimento da Hipertensão Arterial, podemos citar: o hábito de fumar, o "stress", o uso de bebidas com elevado teor alcoólico, a obesidade , uma vida sedentária e, o mais importante, o uso excessivo de sal na alimentação. Essa influência vai a tal ponto que, às vezes, apenas o controle desses fatores são suficientes para o controle da pressão, sem necessidade de nenhuma outra medicação.
O QUE PODE SER FEITO
Pelo que foi dito anteriormente, já é possível se ter uma idéia de medidas simples, porém eficientes, que se pode ter para o controle da Hipertensão Arterial. Em primeiro lugar, o hábito de se "medir a pressão", deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Claro que se deve procurar locais onde existam pessoas capacitadas para fazer essa medida, para que os valores obtidos sejam de confiança. O bom senso é o melhor conselheiro na questão do uso de cigarros e bebidas alcoólicas, sendo que cada um deve saber o limite entre o costume e o prejuízo que pode ser causado por cada um deles. Na questão das bebidas alcoólicas, por exemplo, as cervejas possuem entre 4 e 6% de teor alcoólico, os vinhos, entre 7 e 20%, as aguardentes e o whisky, 40 e 55%, a vodca, perto de 70%. Então cada uma dessas bebidas deve ser tratada de forma diferente.
A obesidade deve ser encarada como um desafio a vencer, se a Hipertensão Arterial em si, já é um problema, imagine quando ela é "ajudada" por outras doenças ou situações. Como por exemplo o diabetes, já que ambos causam danos para a circulação, rins, coração e cérebro. Outros fatores agravantes da Hipertensão Arterial são: o excesso de colesterol e triglicérides no sangue, doenças cardíacas e doenças renais.
Os exercícios também são importantes no controle dos níveis de glicemia desde que regulares e progressivos. A atividade física aumenta o gasto de energia e eleva a sensibilidade dos tecidos a insulina, aumentando a utilização periférica da glicose, o que leva o indivíduo a utilizar menos insulina, e permite uma ingestão maior de alimentos. O impacto de um exercício não programado pode causar hipoglicemia. Frente a isso, um lanche prévio ou diminuição da dose de insulina (sempre com a orientação de seu médico) pode ser necessário.
É importante se exercitar com regularidade, para prevenir doenças cardiovasculares como a hipertensão. Além de prover outros fatores importantes para a nossa saúde, como:
• Diminui o nível de açúcar no sangue;
• Ajuda a diminuir e manter o peso adequado;
• Ajuda a manter os ossos fortes e o coração saudável;
• Ajuda a diminuir o stress e ter mais energia.
BIBLIOGRAFIA
Protocolo de hipertensão arterial, Comissão de Adultos - Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, 1997
Consenso Nacional sobre Hipertensão Arterial - Ministério da Saúde, 1994
Conteúdo baseado em textos retirados da World Wide Web por http -www.inform.umd.edu/PBIO/Medicinals/medicinals.html e http://members.aol.com/hpleite/pressao.htm
Assinar:
Postagens (Atom)
